- O primeiro capítulo do livro de Gênesis descreve a criação do mundo. Deus criou tudo a partir do nada (Gn 1:1). Em seis dias, Ele criou a luz, o céu, o mar, a terra, o sol, a lua, as estrelas, os animais marinhos, os pássaros, os animais terrestres e, por fim, o homem e a mulher (Gn 1: 2-31).
- Com a criação ocorrendo em dias separados. A ideia principal é que Deus criou tudo com uma finalidade, o Ser Humano é especialmente importante, pois ele foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26-27).
- A criação é vista como uma prova do poder e da bondade de Deus. Ele é o criador do universo e tem um propósito para cada um de nós.
Antes da criação não existia nada, o espírito de Deus pairava sobre as águas. O livro de gênesis conta como Deus criou o universo e tudo que existe nele até os dias de hoje.Gn.1.1-31
Como era este lugar antes da reforma feita pelo dedo de Deus?
- De acordo com o livro de Gênesis, não existia nada. O Espírito de Deus pairava sobre as águas, representado o que existia antes da criação, caos e vazio.
- A água pode representa a ausência de ordem e a necessidade de intervenção divina para trazer ordem ao caos.
- A verdade é que, como seres humanos, é difícil compreender o que existiu antes da criação do mundo, e a Bíblia não fornece muitos detalhes.
- O importante é saber que Deus é o criador e sustentador de todas as coisas, e que Ele criou o mundo para um propósito específico.
- A Bíblia nos ensina a confiar em Deus e a buscá-Lo em todas as coisas.
Deus criou o céus e a terra.
1º Dia – Haja luz.
2º Dia – Separou a água em duas partes, uma do lado de baixo e a outra do lado de cima e se chamou “Céu”.
3º Dia – Ajuntou a água em um só lugar e colocou o nome de “mares”, e a parte seca chamou de terra, e que a terra produzisse vegetais, plantas, sementes e árvores que dessem fruto.
4º Dia – Criou duas luzes no céu para marcar dias, anos e estações, uma para iluminar o dia ” Sol” e a outra para iluminar a noite ” Lua”, e fez as estrelas também.
5º Dia – Encheu as águas de serem viventes e criou todas as espécies de aves para voarem no céu e que multiplicassem.
6º Dia – Produção de todo tipo de animal: domésticos, selvagens e rastejantes cada um de acordo com sua espécie, e fez os seres humanos a sua imagem e semelhança, dando para eles a autoridade sobre os peixes, aves, animais domésticos e selvagens e sobre todos os que se arrastam pelo chão, e que multiplicassem tendo filhos e filhas e que dominassem a terra.
7º Dia – Deus terminou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito, o abençoou e o separou como dia sagrado. Gn 2.1
- O Planeta Terra, foi feito por um artista, que o desenhou com riquezas de detalhes, Deus foi minucioso para nos garantir quer nada nos faltasse, isso sem mencionar o cosmo os outros planetas, o restando do Universo, isso não foi do acaso, ou de uma explosão, tem o dedo de Deus para onde quer que olhemos.
” Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Sl 19:1
- Somos Predestinados, não nascemos por acaso, Deus tem um propósito para cada um de nós.
” Nele, digo, em quem também fomos feito herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Ef 1:11
Deus após seis dias de trabalho descansou. O que isto nos ensina?
Depois de criar tudo em seis dias, Deus descansou no sétimo dia e santificou como um dia especial (Gs 2:2-3).
- O descanso é importante para nossa saúde física e mental e nos lembra de que somos mais do que apenas nossas atividades.
- Nos somos criaturas dependentes de Deus, existimos porque Deus nos criou e nos sustenta.
Fonte: Bíblia Sagrada – Livro de Gênesis