Aproximando-se do divino: Como era o acesso a Deus nos templos Bíblicos

  • O acesso a Deus era geralmente mediado por sacerdotes, que ficavam responsáveis por oferecer sacrifícios e ofertas em nome do povo. O Templo de Jerusalém era o centro religioso, somente os sacerdotes podiam entrar no Santo dos Santos, o lugar mais sagrado do templo, onde se acreditava que a presença de Deus habitava.
  • Os profetas e líderes religiosos recebiam revelações divinas e tinham uma conexão mais próxima com o divino. O povo comum, em geral, precisava seguir as regras e os rituais mantidos pelos sacerdotes para se aproximar de Deus.
  • Ainda assim, havia momentos em que Deus interagia diretamente com as pessoas, como no caso de Moisés, que teve um encontro com Deus na sarça ardente, ou dos profetas que recebiam mensagens divinas através de visões e sonhos.

Como era o acesso a Deus no Antigo Testamento?

  • No Antigo Testamento o acesso a Deus era restrito, porque a aproximação do homem e Deus era limitado, sendo preciso atravessar o Véu dentro do tabernáculo que separava o lugar Santo do Santíssimo.
  • Durante a peregrinação do povo de Israel no deserto, descrito no livro de Êxodo, o acesso a Deus era mediado por Moisés, o líder escolhido por Deus para guiar o povo. Moisés recebeu várias revelações divinas, incluindo os Dez Mandamentos, que estabeleciam as leis e os princípios morais que o povo deveria seguir.
  • No deserto, Deus se comunicava com Moisés através da “tenda da congregação”, um local sagrado onde ele ia falar com Deus e receber orientações. A tenda era construída com materiais consagrados, como o ouro e o linho, e era desmontada e montada sempre que o povo se movia de um lugar para outro.
  • Além disso, Deus se manifestava através de milagres e sinais, como a abertura do Mar Vermelho, a alimentação do povo com maná e as codornizes. Esses eventos eram vistos como padrões da presença e do poder divino no meio do povo.
  • O acesso direto a era restrito, e o povo precisava seguir as orientações de Moisés e dos sacerdotes para se aproximar. As ofertas e sacrifícios, também era uma forma de se conectar com Deus, feito em um altar que era construído conforme as especificações divinas.

Como era os rituais, após a conquista da Terra Prometida?
  • Foram erguidos altares no meio do povo onde era feito os sacrifícios até a construção do Templo em Jerusalém por Salomão.
  • O Templo era o centro religioso do país, onde a presença de Deus habitava de forma mais intensa. O Templo foi construído conforme as especificações divinas, e continha duas partes principais: o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
  • Os rituais eram realizados pelos sacerdotes responsáveis por oferecer os sacrifícios e as ofertas em nome do povo. No Templo, havia um altar onde os animais eram sacrificados e onde as ofertas eram depositadas. 
  • Além disso, havia uma série de leis e rituais que o povo precisava seguir para se aproximar de Deus e para se manter em conformidade com as leis divinas.
  • O local do Santo dos Santos, era separado do resto do Templo por um véu, que somente os sacerdotes podiam atravessar.
  • Houve também a atuação de profetas, que eram pessoas escolhidas por Deus para transmitir mensagens e orientações divinas ao povo. Esses profetas exercem um papel importante na comunicação com Deus e na manutenção da fé e das leis divinas.

Portanto:

  1.  O Acesso era restrito.
  2. Somente o Sumo Sacerdote uma pessoa escolhida poderia entrar no Santo dos Santos, atravessando o Véu.
  3. Arão irmão de Moisés foi escolhido para ser o Sumo Sacerdote junto com sua descendência para servirem no meio do povo nos afazeres da tenda e como mediadores de Deus.
  4. O Véu significava até onde alguém dentro do tabernáculo poderia estar.
  5. Caso alguém entrasse  no Santíssimo em pecado ou sem autorização morreria.
  6. Quanto mais próximo do Véu , local onde ficava o Santo dos Santos mais a pessoa deveria se purificar, por isso que havia a bacia de bronze para que os sacerdotes se lavassem e entrassem limpos na presença de Deus.
  7. O acesso ficava em um local chamado tabernáculo, onde também se encontrava a Arca da Aliança e outros utensílios.
  8. No dia da Expiação uma vez por ano onde se oferecia sacrifícios a Deus em perdão dos pecados e nesse dia a entrada no Santo dos Santos “Véu” era permitido.


Como foi o acesso a Deus no Novo Testamento?

Com a vinda de Jesus à Terra, houve uma mudança significativa no acesso a Deus, que foi democratizado e tornou-se mais pessoal e direto. Jesus veio para estabelecer um novo relacionamento entre Deus e a humanidade, oferecendo uma nova forma de acesso através da sua mensagem e do seu sofrimento na cruz.

Jesus pregou a mensagem de que o Reino de Deus estava próximo e que todos podiam ter acesso a ele, independente de sua origem ou status social. Ele ensinou que Deus é um Pai amoroso que se preocupa com seus filhos, e que se relaciona com cada um de forma pessoal.

Além disso, Jesus afirmou ser o caminho para Deus, dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Com isso, Jesus se apresentou como o mediador entre Deus e os seres humanos, oferecendo a oportunidade de ter um relacionamento pessoal com Deus através da sua morte e ressurreição.

Mensagem do véu do templo ter se rasgado, quando Jesus estava na cruz

O véu do Templo se rasgou ao meio como está escrito Novo Testamento, descrito nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Segundo o relato, após a morte de Jesus na cruz, houve um grande terremoto e o véu se rasgou ao meio, de cima a baixo.

Essa ruptura é interpretada como um sinal de que a barreira que separava a humanidade da presença de Deus foi rompida pela morte de Jesus. O véu simbolizava a separação entre Deus e a humanidade, e sua ruptura indicava que agora todos podiam ter acesso a Deus.

Essa passagem é muito significativa, pois representa a abertura do acesso a Deus para todos que nele crer através da morte de Jesus na cruz.

 Ela simboliza a nova aliança que foi estabelecida entre Deus e a humanidade, baseada na graça e no perdão, que permite que todos possam ter um relacionamento pessoal com Deus.

  •    O acesso está aberto para comunicar-se com Deus, possível através de Jesus Cristo, ele se tornou sacrifício para que nossos pecados fossem perdoados, ele foi julgado e condenado por mim e por você.

” Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo.”  Mt. 27.51

” Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo. Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus. E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e receberão aquilo que Deus prometeu.” Gálatas 3:26-29

  • Aceite a Deus entregando sua vida a Ele, e rapidamente terá livre acesso ao Santíssimo e herdará a vida eterna.

” Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.”  João 3:16.

  • Dedique sua vida a Deus e cumpra sua vontade.

” Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.  Romanos 12:1.

Portanto
  1. Deus envio o seu filho.
  2. Jesus nasceu de uma virgem ele cresceu e cumpriu o seu chamado.
  3. Viveu neste plano como um homem comum, sendo fiel a Deus para cumprir o seu propósito.
  4. Foi julgado e crucificado, entregou sua vida por nossos pecados.
  5. Após sua morte houve um grande terremoto e acontecimentos extraordinários aconteceram, inclusive o véu do tabernáculo que se rasgou de cima a baixo.
  6. O Véu rasgado simbolizou que o acesso a Deus estava liberado para todo aquele que aceitar Jesus como Senhor e Salvador.
  7. Se você crê e aceita-lo terá livre acesso.

 

“É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.” Ef 2.18

” Deus fez isso de acordo com o seu propósito eterno, que ele realizou por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. Por estarmos unidos com Cristo, por meio da nossa fé nele, nós temos a coragem de nos apresentarmos na presença de Deus com toda a confiança.” Ef 3.11-12

  • Assim, podemos concluir que Deus, facilitou o acesso a ele mesmo. Esse relacionamento é baseado na graça e no perdão, e é alcançado por meio da fé em Jesus Cristo.

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page