O que são os Evangelhos Sinóticos?

  • São livros do Novo Testamento da Bíblia (Mateus, Marcos e Lucas), que compartilham muitas semelhanças em termos de estrutura, conteúdo e até mesmo em algumas passagens específicas. A palavra “sinótico” vem do grego e significa “ver juntos ” ou ” do mesmo ponto de vista”.
  • Esses Evangelhos abordam muitos dos mesmos eventos na vida de Jesus. Por exemplo, há muitas sobreposições entre os relatos de Marcos e Lucas, especialmente em relação à narrativa de Jesus, enquanto Mateus, embora compartilhe várias semelhanças com esses dois, também apresenta algumas características únicas.

Quais são as principais semelhanças entre os Evangelhos sinóticos?

  • Ordem e Sequência dos Eventos: Apesar de algumas variações, muitos dos eventos na vida de Jesus são apresentados na mesma sequência nos três Evangelhos. Por exemplo, o batismo de Jesus, seguido pelas tentações no deserto, o início de Seu ministério na Galiléia e assim por diante. Mt. 3.13-17; Mc 1.9-11 ; Lc 3.21-22
  • Ensinos e Parábolas de Jesus: Muitos dos ensinamentos de Jesus e parábolas são compartilhados entre os Evangelhos sinóticos, embora possam ser apresentados com algumas variações nas palavras utilizadas. Mt. 5.3-11; Lc 6.20-23; Mt 5.13-16; Mc 9.50; Lc 14.34-35
  • Milagres e Curas: Há uma sobreposição significativa nos relatos de milagres e curas realizados por Jesus nos três Evangelhos. A multiplicação dos pães e peixes, a cura de enfermidades e a ressurreição de mortos são alguns exemplos. Mt 8.1-4; Mc 1.40-45; Lc 5.12-16; Mt 8.5-13 e Lc 7.1-10 entre outros
  • A Oração do Pai Nosso: Mateus 6:9-13 e em Lucas 11:2-4: A mesma oração é registrada com algumas variações nas palavras.
  • A Parábola do Semeador: Mateus 13:3-9; Marcos 4:3-9; Lucas 8:4-8
  • A Perseguição de Jesus pelos Fariseus: Mateus 12:22-32;  Marcos 3:22-30; Lucas 11:14-23.

  • A Transfiguração de Jesus: Mateus 17:1-8, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36

Esses são apenas alguns exemplos que ilustram a similaridade entre os Evangelhos sinóticos, mostrando como eles compartilham muitas passagens, parábolas e eventos na vida de Jesus.

  • Portanto são três relatos da vida de Jesus Cristo que compartilham muitas semelhanças em termos de histórias, ensinamentos e eventos, e podem ser vistos juntos e comparados lado a lado devido às suas semelhanças.
  • Embora existam variações nos detalhes e algumas diferenças na forma como os eventos são narrados, a sobreposição entre esses Evangelhos destaca a relação próxima entre eles, fornecendo várias perspectivas sobre a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

Leia também:

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page