Quem foi Mateus na Bíblia?

  • Conhecido como Levi, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus. A sua profissão de cobrador de impostos era geralmente vista com desdém pelos judeus, pois muitos desses coletores eram colaboradores do domínio romano e associados à corrupção.
  • Abandonando a vida de cobranças e ganhos pessoais, Mateus se levantou ao chamado, encontrando um propósito maior ao lado de Cristo. Sua transformação rompeu com o passado, e moldou um futuro de serviço e devoção.
  • Ele ouviu os ensinamentos, viu os milagres e a ressurreição de Jesus, Mateus registrou cuidadosamente os passos do Filho de Deus em seu Evangelho, ele desempenhou um papel importante na disseminação do cristianismo, possivelmente pregando na Palestina e, segundo a tradição, também além das fronteiras deixando para trás um legado imortal que ecoa através dos séculos.
 

Sua transformação é um exemplo poderoso da capacidade de mudança e redenção que Jesus oferece a todos, independentemente do passado ou da posição social.


Mateus teve esposa e filhos ?

  • Não há menção direta na Bíblia sobre a sua vida pessoal. A narrativa bíblica foca nos ensinamentos de Jesus, mas não entra em detalhes específicos sobre sua vida pessoal. O Evangelho se concentra na mensagem espiritual e no aspecto do serviço como discípulo de Jesus.

Quais versículos falam sobre Mateus?

  • Chamado de Mateus por Jesus:

Mateus 9:9 ” Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Siga-me’, e ele se levantou e o seguiu.” (Mc 2.14; Lc 5.27)

Marcos 2:14 ” Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: ‘Siga-me’. Levi levantou e o seguiu. “

Lucas 5:27-28 ” Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Siga-me.’ Levi levantou, deixou tudo e o seguiu. “

  • Mateus entre os doze apóstolos:

Mateus 10:2-3 ” Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu “

Marcos 3:16-19  “ Estes são os doze que Jesus escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa “filhos do trovão”; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote; e Judas Iscariotes, que o traiu.”

  • O coletor de impostos ( Mc 3.13-19; Lc 6.13-16). 
  • Batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 1.13)
A missão de Mateus, de coletor de impostos a discípulo de Jesus

A mudança na vida de Mateus, representa uma transformação significativa e um exemplo poderoso de redenção e chamado divino.

Quando Jesus o chamou para segui-lo, foi um convite radical e transformador. Mateus prontamente abandonou sua profissão e aceitou o chamado de Jesus para se tornar seu discípulo. 

Esse ato de seguir Jesus significava mais do que apenas mudar de carreira; foi uma decisão de seguir um novo caminho de vida. Ele se tornou não apenas um seguidor de Cristo, mas também um dos doze apóstolos do Mestre.

Aqui está um resumo dos principais temas abordados no Evangelho de Mateus:
  • Genealogia e Nascimento de Jesus: Mateus inicia com a genealogia de Jesus, traçando sua linhagem desde Abraão e Davi. Ele descreve o nascimento de Jesus em Belém e os eventos que cercam sua infância.
  • Ministério de João Batista: Destacando o seu papel como precursor de Jesus e seu chamado ao arrependimento.
  • Ensinamentos de Jesus: Concentra-se fortemente nos ensinamentos de Jesus, apresentando o Sermão da Montanha, que inclui as Bem-Aventuranças e várias parábolas.

O Sermão do Monte (5.3-7.27);
O Apostolado Cristão (10.5-42);
O reino dos céus (13.3-52);
A vida da comunidade cristã (18.3-35);
O final dos tempos (24.4-25.46).
Milagres e Curas: Relata muitos milagres realizados por Jesus, como curas, exorcismos e multiplicação de pães e peixes.
Conflitos e confrontos: Mostra os conflitos de Jesus com líderes religiosos da época, incluindo fariseus e escribas, além de discutir temas como a lei e a hipocrisia religiosa.
Preparação para a crucificação e ressurreição: Descreve a última ceia de Jesus com seus discípulos, sua prisão, julgamento, crucificação e, finalmente, a ressurreição.
A Grande Comissão: Jesus dá aos discípulos a ordem de espalhar o Evangelho por todo o mundo.

Entre outros, o Evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento e tem 28 capítulos.
  • Seu Evangelho é uma narrativa detalhada que procura confirmar e registrar a vida e a missão de Jesus, estabelecendo conexões com as profecias do Antigo Testamento para demonstrar que ele é o Messias prometido.
  • Esse relato se tornou o primeiro livro do Novo Testamento da Bíblia Sagrada e tem sido uma fonte essencial para os cristãos ao longo dos séculos, transmitindo os ensinamentos de Jesus e a mensagem do evangelho. 
  • A obra de Mateus desempenha um papel fundamental na compreensão da fé cristã, mantendo viva a memória e os ensinamentos de Jesus para as gerações presentes e futuras.

Leia também:

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page