O que é o Arrebatamento?

  • O arrebatamento é um evento escatológico descrito em algumas tradições religiosas cristãs, que se refere à crença de que um dia Jesus Cristo virá buscar seus seguidores fiéis para levá-los para o céu. A ideia é que os verdadeiros crentes serão levados por Jesus, enquanto os não-crentes permanecerão para trás para enfrentar um período de tribulação.
  • A crença no arrebatamento é baseada em passagens bíblicas, como a primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículos 16 e 17, que dizem: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.
  • No entanto, é importante destacar que a crença no arrebatamento é objeto de aceitação e controvérsias dentro do próprio cristianismo, e nem todos os cristãos acreditam nessa doutrina da mesma forma.


Por qual razão a controvérsias sobre o arrebatamento entre os cristãos?

  • Existem controvérsias dentro do cristianismo em relação ao arrebatamento porque a doutrina não é claramente definida na Bíblia, e diferentes interpretações são possíveis. 
  • As denominações cristãs acreditam que o arrebatamento será antes da grande tribulação, enquanto outras acreditam que será após esse período. Além disso, algumas tradições cristãs entendem que o arrebatamento é um evento simbólico e espiritual, enquanto outras o entendem como um evento literal e físico.
  • Há também diferentes interpretações em relação ao momento em que o arrebatamento acontecerá. Algumas denominações acreditam que ele pode acontecer a qualquer momento, enquanto outras entendem que será após alguns acontecimentos de repercussão mundial.
  • Por essas razões, o arrebatamento é uma doutrina que tem gerado controvérsias e debates dentro do cristianismo. No entanto, é importante destacar que essas divergências não diminuem a importância da mensagem central do evangelho cristão, que é a salvação através da fé em Jesus Cristo.

Qual é o entendimento dos cristãos " Pre-Tribulacionista" ?

  • Os cristãos que acreditam no arrebatamento antes da tribulação, também conhecidos como pré-tribulacionistas, acreditam que Jesus Cristo vai buscar seus seguidores antes do início de um período de tribulação que será vivido na Terra. Essa tribulação é entendida como um período de sete anos descrita em várias passagens bíblicas, incluindo o livro de Apocalipse.
  • Os pré-tribulacionistas acreditam que o arrebatamento será um evento inesperado, no qual Jesus virá buscar seus seguidores fiéis para levá-los ao céu. Esse evento será uma manifestação da graça de Deus, que salvará seus filhos da tribulação que virá sobre a Terra. Eles também argumentam que o arrebatamento antes da tribulação é consistente com a crença de que Deus poupou seus filhos da ira que ele derramou sobre os ímpios.
  • Também acreditam que o arrebatamento será seguido por um período de tribulação na Terra, no qual o Anticristo governará o mundo e perseguirá aqueles que se recusarem a adorá-lo. Eles acreditam que essa tribulação será um tempo de julgamento e provação para aqueles que não foram arrebatados, e que muitos serão salvos durante esse período de tribulação. No final desse período, Jesus Cristo retornará à Terra para estabelecer seu reino e julgar os vivos e os mortos.

 

Quais versículos bíblicos os pre-tribulacionistas se baseiam para está afirmação?

1 Ts 5:9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Os pré-tribulacionistas argumentam que este versículo indica que os cristãos não passarão pela tribulação porque Deus os protegerá da ira que será derramada sobre a Terra.

Ap 3:10 – “Como guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam sobre a terra.” Os pré-tribulacionistas entendem que este versículo promete proteção aos cristãos fiéis durante a hora da tribulação.

1Ts 4:16-17 – “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” Os pré-tribulacionistas acreditam que este versículo descreve o arrebatamento dos cristãos antes do início da tribulação.

Mt 24:40-41 – “Então, ficando dois no campo, será levado um, e deixado o outro. Estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma, e deixada a outra.” Os pré-tribulacionistas entendem que estes versículos descrevem o arrebatamento dos cristãos, onde alguns serão levados para o céu e outros serão deixados para trás.

1Co 15:51-52: “Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformaremos seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Este versículo descreve a transformação instantânea dos cristãos para uma forma incorruptível e a ressurreição dos mortos que ocorreu durante o arrebatamento.

Ap 4:1, que diz: “Depois estas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que ouvi, como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.” Os pré-tribulacionistas acreditam que essa passagem indica que João, o autor do livro de Apocalipse, representa a igreja sendo arrebatada para o céu antes do início da tribulação.

Obs.: Esses versículos e passagens bíblicas são interpretados de maneiras diferentes por outros cristãos que não acreditam no arrebatamento pré-tribulacionista. A interpretação desses versículos é objeto de muita discussão e debate.

 

          

Pós – Tribulacionista

  • Os cristãos que acreditam no arrebatamento depois da tribulação são conhecidos como pós-tribulacionistas. Eles acreditam que a igreja passará pela tribulação e que o arrebatamento ocorrerá após a tribulação, em vez de antes.
  • Além disso, os pós-tribulacionistas argumentam que a Bíblia não ensina uma doutrina de escape para a igreja, mas sim a promessa de que Deus estará com seus filhos em meio à tribulação. Eles acreditam que a igreja deve estar preparada para enfrentar a tribulação, como Jesus mesmo advertiu em João 16:33: ” Os pós-tribulacionistas baseiam sua crença em várias passagens bíblicas. 

Obs.: É importante lembrar que a interpretação dessas passagens bíblicas é objeto de interpretações e controvérsias dentro do próprio cristianismo, e que muitos cristãos têm interpretações diferentes sobre a natureza e o momento do arrebatamento.

 

Quais versículos os pós-tribulacionista que baseiam para está afirmação?

  • Os pós-tribulacionistas entendem que estas passagens descreve a segunda vinda de Cristo após a tribulação e o arrebatamento dos crentes.

Jo 16:33 ” No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Mt 24:29-31: “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos, com grande clamor de trombeta, e estes reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade à outra da terra.”

 

 
  • Os pós-tribulacionistas entendem que esta passagem descreve a vinda de Cristo e o arrebatamento dos crentes após a apostasia e a revelação do homem do pecado.

1Ts 4:16-17 ” Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficamos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor.”

2Ts 2:1-3: “Mas, irmãos, acerca da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa reunião com ele, vos rogamos que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, como se o Dia do Senhor já estivesse perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.”

Ap 20:4-6, que descreve a ressurreição dos santos após a tribulação e seu reinado com Cristo durante mil anos. Além disso, eles argumentam que a igreja deve estar preparada para sofrer perseguição e tribulação, em vez de ser protegida da mesma.

pôr do sol amanhecer natureza-3325080.jpg

Conclusão

  • Devido às diferentes interpretações das Escrituras, não há uma conclusão definitiva sobre o arrebatamento que seja aceita por todos os cristãos. As visões pre-tribulacionistas, mid-tribulacionistas e pós-tribulacionistas continuam a ser debatidas e defendidas por diferentes grupos e denominações cristãs.
  • No entanto, é importante lembrar que, independentemente da visão que cada pessoa tenha sobre o arrebatamento, o mais importante é manter-se fiel a Cristo e buscar crescer em sua fé e amor por Ele. 
  • Como Jesus disse em Mateus 24:42: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. O que importa é estarmos prontos para encontrar com Cristo a qualquer momento, seja através do arrebatamento ou da nossa morte física.
Livro de Salmos

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page