Um chamado Sagrado: A Distribuição da herança Levítica como sinal de Devoção

  • Durante a jornada pelo deserto, entre as doze tribos uma foi escolhida para um chamado sagrado: A Tribo de Levi com um propósito único no meio da nação.
  • Outras tribos recebiam suas porções de terra como herança, os levitas tinham um destino diferente. Deus reservou para eles uma herança especial, não de terras, mas de serviço religioso. Essa distribuição era um sinal claro da devoção profunda que os levitas tinham a Deus e à sua vocação.
  • Eles foram chamados para serem os guardiões do lugar sagrado, do Tabernáculo. As outras tribos construíam casas e plantavam suas terras, os levitas eram responsáveis ​​por montar e desmontar o Tabernáculo sempre que o acampamento se movia. Era uma tarefa árdua, mas eles sabiam que cumpriam um propósito maior.
  • Além disso, os levitas eram os guardiões da segurança do Tabernáculo. Nenhum estranho poderia se aproximar das áreas sagradas sem permissão. Eles protegiam o lugar santo, garantindo que apenas os sacerdotes e as pessoas designadas pudessem entrar. 
  • Os levitas também desempenhavam um papel fundamental nos rituais e cerimônias religiosas. Eles eram como braços estendidos dos sacerdotes, ajudando a conduzir o povo na busca pela comunhão com o divino.
  • Ao receberem uma herança diferente, os levitas demonstraram sua renúncia às posses materiais em favor da dedicação ao serviço religioso. Eles confiavam plenamente em Deus para suprir suas necessidades, pois sabiam que seu chamado era espiritual e que sua segurança vinha do Senhor.

 

Assim, a distribuição da herança levítica como sinal de devoção não era apenas uma questão material, era uma prova concreta de sua devoção a Deus e à sua missão de servir no Tabernáculo. Eles abriram mão das terras em busca de uma herança espiritual, abraçando uma vida de serviço e dedicação a Deus e ao povo de Israel.

Versículos

” Separe os levitas dos outros israelitas a fim de que sejam meus. Depois que você purificar e separar os levitas, eles estarão preparados para trabalhar na Tenda.” Números 8.14-15

” Eles foram separados do meio dos israelitas, para serem meus, em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel. Eles são meus. Quando matei todos os primeiros filhos mais velho de cada família israelita e a primeira cria de cada animal.” Números 8.16-17

” Agora estou ficando com os levitas em lugar de todos os primeiros filhos dos israelitas. Agora entrego os levitas a Arão e aos seus filhos como uma oferta dos israelitas a fim de trabalharem na Tenda para o povo de Israel, para conseguirem o perdão dos pecados e para protegerem os israelitas de alguma desgraça, se chegarem muito perto do Lugar Santo.” Números 8.18-19

” Entre os israelitas eu escolhi os seus parentes, os levitas, como ofertas para vocês, os sacerdotes. Os levitas são separados para mim a fim de fazer os serviços da Tenda Sagrada.” Números 18.6


Como guardiões do Tabernáculo eles se acampavam próximo a Tenda Sagrada como leremos a seguir:
  • O grupo da Família de Gérson: Acampavam atrás da Tenda, no lado oeste, eles cuidavam da Tenda, da sua cobertura de dentro e de fora, das cortinas da entrada, da porta, do pátio e das cordas, ( Nm 3.21-26).
  • O grupo de famílias de Coate: Acampavam no lado sul da Tenda, eles cuidavam da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares, dos utensílios do Lugar Santo e da cortina da entrada do Santíssimo, ( Nm 3.27-31).

O lider dos Levitas era da família de Coate, para ele era designado o serviço noLugar Santo, ( Nm 3.32).

O grupo da família de Merari: Acampavam no lado norte da Tenda, eles cuidavam das tábuas, vigas, colunas, bases, colunas do pátio, estacas e cordas ao redor da Tenda, ( Nm 3.33-37 ).

Moisés, Arão e os filhos de Arão: Acampavam no lado leste da Tenda, eles cuidavam do serviço religioso, ( Nm 3.38 ).

 

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page