Móveis do Tabernáculo

  •    O tabernáculo foi feito com o propósito de separar o que era Santo do profano, um lugar puro para se estar diante de Deus.
  •    Em êxodo 25  Deus fala a construção de móveis para o seu santuário móvel para que Ele pudesse habitar no meio do povo, um local Santo e Consagrado a Ele.

Os Móveis do Tabernáculo

  • Arca da Aliança ou Arca do Testemunho

   Simbolizava a aliança feita por Deus com o seu povo.

Quais suas características: Feita de madeira de acácia coberto de outro puro por dentro e por fora, tinha dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura, e nas extremidades da arca ficava argolas no total de quatro uma de cada lado, tinha também  duas varas feitas de ouro que quando colocadas dentro das argolas poderiam levar a arca para onde Deus ordenava (Êxodo 25.10-16).

   Em cima da arca ficava o propiciatório de ouro, tinha dois côvados e meio de comprimento e um côvado e meio de largura, era usado para aspergir ou seja molhar o recipiente com o sangue do sacrifício, tornando possível o perdão dado por Deus para o povo, o propiciatório significa expiação.

   Nas extremidades do propiciatório ficava dois querubins como guardiões da presença do Senhor com asas abertas para cobrir o recipiente,  esses objetos ficavam em cima da arca (Êxodo 25.17-22).

  • A mesa dos Pães

Quais suas características: Feita de madeira de acácia tinha dois côvados de comprimento, um côvado de largura e um côvado e meio de altura, ao redor da mesa havia uma moldura e nessa moldura foi feito um bordado , nos pés da mesa tinha uma argola de cada lado , e tinha também duas varas de madeira de acácia que servia para encaixar nas argolas e locomover a mesa, em cima da mesa ficava os pães da proposição simbolizando as doze tribos de israel.

   Deus também solicitou que fosse feito pratos, recipientes para o incenso , taças e galhetas que são pequenos recipientes de vidro usado para colocar azeite, vinho ou água tudo feito de outro puro (Êxodo 25.23-30).

  • O Candelabro

   Para iluminar o acesso a presença de Deus.

Quais suas características: Feito de ouro puro, tinha hástea que seria reto como um mastro, cálices, maçanetas e flores que formavam uma só peça, tinha sete lâmpadas com cálices rasos com pequenos pavios, tinha espevitadeiras que seria tesoura para espevitar pavios e apagadores de ouro puro (Êxodo 25.31-40).

  • O Altar do Incenso

   Se oferecia nele um incenso aromático e nenhuma outra oferta poderia ser colocada nesse altar.

Quais suas características: Feito de madeira de acácia, um côvado de largura e um côvado de comprimento e dois côvados de altura com chifres que formam uma só peça, sendo coberto de ouro com um bordado ao redor, embaixo do bordado duas argolas de ouro com o varal para o locomover a peça quando necessário, ficava defronte ao Véu e a cada manhã e a cada crepúsculo ou seja entre a noite e o nascer do sol o queimará, continuamente, e uma vez ao ano na Expiação sobre os chifres Arão fazia a oferta de sangue pelos pecados (Êxodo 30.1-10).

  • O Altar do Holocausto

   Ficava fora do Tabernáculo, usado para sacrifício de animais queimados em adoração e o sangue colocado em gotas nos quatro chifres no canto do altar.

Quais suas características: Feito de madeira de acácia, cinco côvados de comprimento e de largura, e três côvados de altura, nos cantos tinha chifres cobertos de bronze, foram feitos alguns recipientes para colher as cinzas, pás , bacias, garfos e braseiros tudo de bronze, feito uma grelha com quatro argolas de metal e nos seus cantos que ficavam dentro do rebordo uma espécie de borda voltada para fora  e tinha varais para colocar entre as argolas para serem como os demais utensílios levados para outros lugares quando necessário (Êxodo 27.1-8).

  • Bacia de Bronze

   Usado para os Sacerdotes se lavar, mãos e pés, para que entrassem purificados na presença de Deus.

Quais suas características: Bacia feita de bronze com suporte, ficava entre a tenda e o altar, Arão e seus filhos lavavam as mãos e pés como simbolismo de purificação para entrar na presença do Senhor , e poder ministrar a oferta queimada ao Senhor,  caso não fizessem desta forma morreriam (Êxodo 30.17-21).

Tudo foi feito conforme solicitado, e o povo faria os cultos e teriam a comunhão com Ele.

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page