- Os levitas não receberam uma porção de terras como as outras tribos de Israel. Em vez disso, eles foram designados para servir no Tabernáculo e realizar atividades religiosas.
- Essa exclusão da distribuição de terras não significava que Deus os abandonou, mas, pelo contrário, era parte de um plano maior.
- Quando o povo de Israel finalmente chegou à Terra Prometida e começou a conquistar as terras, Deus cumpriu a promessa de dar uma herança aos levitas. Através do trabalho e esforço das outras tribos, os levitas também receberam uma porção de terras.
- A concessão dessa herança material tinha um significado especial para os levitas. Além de ser uma prova do cuidado de Deus, representava um reconhecimento do serviço que prestavam no Tabernáculo e na adoração a Deus.
- Quando o povo de Israel chegou à Terra Prometida, Deus deu terras aos levitas também. Essas terras não eram só para morar, mas também para eles se sustentarem a si suas famílias.
- Os levitas podiam plantar, criar animais e serem independentes. Assim, eles tinham um lugar para construir seus lares e criar suas famílias.
- No entanto, é importante destacar que as terras dadas aos levitas não eram extensas como as outras tribos. Isso refletia a natureza única do chamado dos levitas, que não eram chamados para agricultores ou guerreiros, mas sim para serem sacerdotes e servos no serviço sagrado.
- Portanto, essa herança não era apenas uma recompensa material, mas um símbolo da importância do serviço religioso dos levitas e do cuidado de Deus por eles e suas famílias.
Versículos
” Mas os levitas farão o trabalho da Tenda e serão responsáveis pelos erros que cometerem; essa lei é para sempre e valerá também para os seus descendentes. Os levitas não terão nenhuma propriedade em Israel, pois eu lhes dei, para serem propriedade deles, os dízimos que os israelitas me apresentam como oferta especial. Foi por isso que eu lhes disse que não teriam propriedades em Israel.” Nm 18.23-24
” Eles não terão terras; conforme o Senhor Deus prometeu, parte dessa tribo é o direito de os homens servirem como sacerdotes do Senhor.” Dt 18.2
” Pois o Senhor, nosso Deus, os escolheu entre todas as tribos de Israel para que eles e os seus descendentes o sirvam como sacerdotes para sempre.” Dt 18.5
“As cidades dos Levitas”
- Os Coatitas: Descendentes de Arão receberam treze cidades das tribos de Judá, Simeão e Benjamim.
- Outros Coatitas: Receberam dez cidades das tribos de Efraim, Dã e Manassés.
- Os Gersonitas: Receberam treze cidades das tribos de Issacar, Aser, Naftali e Manassés.
- Os Meraritas: Receberam doze cidades das tribos de Rúben, Gade e Zebulom.
Ao todo foram dados aos levitas quarenta e oito cidade, leia Josué 21.4-42 / 1Crônicas 6.54-81