A Bíblia apresenta diversas amizades que servem como exemplos, algumas delas mostram o impacto positivo que uma amizade verdadeira pode ter, enquanto outras podem nos ensinar sobre os desafios que surgem nos relacionamentos.
Aqui estão algumas amizades mencionadas na Bíblia:
Davi e Jonatas
” Depois que Davi terminou de falar com Saul, formou-se de imediato um forte laço de amizade entre ele e Jônatas, filho do rei, por causa do amor que Jônatas tinha por Davi. A partir daquele dia, Saul manteve Davi consigo e não o deixou voltar para casa de seu pai. Jônatas assumiu um compromisso solene com Davi, pois o amava como a si mesmo.” 1Sm 18:1-3
- A amizade entre Davi e Jônatas é um dos exemplos mais conhecidos de lealdade e amor fraterno. Jônatas, filho do rei Saul, protege Davi de seu próprio pai, que queria matá-lo. Eles formaram um pacto de amizade verdadeiro, com compromisso e sacrifício.
Rute e Noemi
” Rute respondeu: ” Não insista comigo para deixá-la e voltar. aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus.” Rt 1:16
- Sogra e nora, no meio de uma tragédia pessoal, elas desenvolveram uma amizade profunda. Após a morte de seus maridos, Rute decidiu permanecer ao lado de Noemi e cuidar dela.
- Essa amizade mostra o amor e a lealdade inabalável, mesmo em tempos de luto e dificuldade.
Jó e seus amigos
- No livro de Jó , seus amigos Elifaz, Bildade e Zofar consolaram Jó durante o período de sofrimento.
- Embora eles tenham errado ao tentar explicar a causa do sofrimento de Jó, sua disposição em estar ao lado dele no momento difícil mostra uma característica importante da amizade.
- Este exemplo também serve como uma advertência de que os amigos devem ouvir e apoiar com empatia, em vez de julgar.
Paulo e Timóteo
” Escrevo está carta a Timóteo, meu filho amado. que Deus, o Pai, e Cristo Jesus, nosso Senhor, lhe deem graça, misericórdia e paz.” 2Tm 1:2
- Eles tinham uma relação de mentor e discípulo, mas também de amizade.
- Paulo referiu-se a Timóteo como seu “filho amado”, e eles compartilharam uma forte ligação no serviço a Deus.
- Paulo encorajou Timóteo, ensinando-o e cuidando de seu crescimento espiritual.
Moisés e Jetro
- Moisés e seu sogro Jetro tinham uma amizade em que havia respeito e troca de conselhos, Jetro aconselhou Moisés a delegar responsabilidades para que ele pudesse liderar com mais eficiência.
- Esse exemplo mostra como amigos oferecem conselhos sábios para o bem-estar do outro. Ler Êxodo 18:13-27
Jesus e seus Discípulos
” Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhe disse tudo que o Pai me disse.” Jo 15:15
- Jesus chamando-os de amigos, e os ensinava com paciência e amor. Entre eles, Jesus tinha uma ligação ainda mais próxima com Pedro, Tiago e João, mostrando que é natural ter diferentes graus de proximidade nas amizades.
Essas histórias nos ensinam sobre a importância de apoiar, ouvir, aconselhar, o valor de uma amizade sólida é mostrado como um apoio durante as adversidades da vida.