A criação de Adão: O primeiro homem criado por Deus

  • De acordo com a Bíblia Sagrada, Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus. Ele é um personagem do livro de Gênesis, que conta a história da criação do mundo e da humanidade.
  • Segundo a narrativa bíblica, Deus criou Adão a partir do barro e soprou em suas narinas, tornando-o um ser vivo. Adão foi colocado no Jardim do Éden, onde tinha a tarefa de cuidar e cultivar o jardim. Ele recebeu permissão para comer de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
  • A história de Adão e Eva é considerada pelos cristãos como uma história fundamental da criação e da queda da humanidade. É também um exemplo da importância da obediência a Deus e das consequências da desobediência.

Foi criado no sexto dia.
Adão em hebraico é ” Adamah”, significa terra ou chão, foi um nome para identificar a raça humana.

Versículos

Aí ele disse: Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.”Gn 1.26

Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.” Gn2.7

Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.” Gn 2.25

Filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.” Lc 3.38

Porque as Escrituras Sagradas dizem: Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo. Mas o último Adão Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida. Não é o espiritual que vem primeiro, mas sim o material; depois é que vem o espiritual. O primeiro homem foi feito do pó da terra; o segundo veio do céu. Os que pertencem á terra são como aquele que foi feito do pó da terra; os que pertencem ao céu são como aquele que veio do céu.” 1Co 15.45-48

Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados.” 1Tm 2.13


Deus criou Adão com qual finalidade?

  • De acordo com a Bíblia Sagrada, Deus criou o homem com a intenção de ter um relacionamento amoroso e íntimo com ele. No livro de Gênesis, Deus criou Adão e colocou-o no Jardim do Éden, dando-lhe a tarefa de cuidar e cultivar o jardim. Deus também criou Eva, a esposa de Adão, para ser sua companheira e ajudá-lo na tarefa de cuidar do jardim.
  • Além disso, a Bíblia ensina que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, dando-lhe a capacidade de pensar, sentir e tomar decisões livres. Deus também deu ao homem a responsabilidade de governar a terra e de cuidar de todas as criaturas que Ele havia criado.
  • No entanto, a queda do homem em pecado, descrita em Gênesis, levou à quebra do relacionamento entre Deus e o homem. Mesmo assim, a Bíblia ensina que Deus ainda deseja ter um relacionamento amoroso com a humanidade e oferece a oportunidade de reconciliação através de Jesus Cristo.
  • Adão foi feito a imagem e semelhança de Deus.
  • Feito do pó da terra.
  • Foi lhe dado autoridade.


Quantos filhos teve Adão?

  • Adão e Eva tiveram três filhos mencionados na bíblia: Caim, Abel e Sete.
  • Caim foi o primogênito, seguido por Abel, que se tornou um pastor de ovelhas, enquanto Caim era agricultor. Caim matou Abel em um acesso de inveja e ira, tornando-se o primeiro assassino mencionado na Bíblia. Deus amaldiçoou Caim e o tornou um fugitivo na terra.
  • Depois da morte de Abel, Eva deu à luz outro filho, Sete. A Bíblia não especifica quantos filhos Adão e Eva tiveram em totalidade, mas sugere que eles tiveram outros filhos e filhas (Gênesis 5:4). No entanto, a Bíblia enfatiza a linhagem de Sete, que é a linha ancestral de Jesus Cristo (Lucas 3:38).


Versículos sobre a desobediência de Adão

O homem disse: A mulher que me deste para ser minha companheira me deu a fruta, e eu comi.” Gn 3.12

E para Adão Deus disse o seguinte: Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você de comer ervas do campo.” Gn 3.17-18

Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida.” Gn 3.24

  • Quando questionado por Deus, Adão colocou a culpa na mulher, mas foi ele que decidiu comer do fruto proibido.
  • Deus amaldiçoou a terra e o expulsou do jardim.
  • Adão trabalhou arduamente para ter comida na sua mesa.
  • Adão pecou, quebrando a aliança com Deus.
  • O pecado entrou no mundo por um homem, e a punição foi a morte.
  • Como castigo, ele morreria, assim como toda a sua descendência depois dele, uma marca de nascença que está em toda a humanidade.
  • Do pó foi feito, para o pó voltará.


Adão morreu com quantos anos?

  • Adão morreu com 930 anos de idade (Gênesis 5:5). A genealogia bíblica registrada em Gênesis 5 lista a idade de Adão e de outros patriarcas desde Adão até Noé. 
  • A Bíblia também registra que Adão viveu por muitos anos depois da queda, tendo filhos e filhas (Gênesis 5:4).

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page