Judas Iscariotes é conhecido por ser o discípulo que traiu Jesus Cristo, levando à sua prisão e crucificação.
Escolhido como Discípulo
Judas foi um dos doze discípulos escolhidos por Jesus. Ele era o responsável por cuidar da bolsa de dinheiro do grupo, mas ele já mostrava sinais de caráter duvidoso.
- João 12:4-6 relata que Judas criticou Maria por usar um caro perfume para ungir os pés de Jesus, sugerindo que o dinheiro poderia ter sido dado aos pobres. No entanto, o evangelista acrescenta que Judas, na verdade, era ladrão e costumava roubar o dinheiro da bolsa.
A Traição por 30 Moedas de Prata
A traição de Judas é descrita nos quatro evangelhos. Ele fez um acordo com os líderes religiosos de Jerusalém para entregar Jesus a eles em troca de trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16).
Mateus 26:14-16: “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi até os principais sacerdotes e disse-lhes: Dizei quanto me dareis e vo-lo entregarei?. E acertaram com ele trinta moedas de prata. E, desde aquele momento, buscava oportunidade para traí-lo.”
O Beijo de Judas
A maneira como Judas traiu Jesus é igualmente infame. Ele identificou Jesus para os soldados com um beijo no rosto, um sinal comum de afeto entre amigos, o que tornou a traição ainda mais simbólica e amarga.
- Mateus 26:47-49 ” E, enquanto ele ainda falava, eis que veio Judas, um dos doze, e com ele grande multidão, com espadas e varapaus, enviada pelos principais sacerdotes e pelos anciãos do povo. então, o que o traía combinou com eles um sinal, dizendo: ” O que eu beijar ´´e ele”; prendei-o. E logo aproximou-se de Jesus dizendo: ” Salve mestre; e o beijou.”
O Remorso de Judas
Depois de ver Jesus ser condenado, Judas sentiu profundo remorso. Ele tentou devolver as trinta moedas de prata aos líderes religiosos, mas eles recusaram. Em desespero, Judas jogou o dinheiro no templo e, foi se enforcar.
Mateus 27:3-5: “ Então Judas, o que o traía, ao ver que ele fora condenado, arrependeu-se e devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e anciãos, dizendo: “ Pequei, traindo o sangue inocente”. E disseram: “ Que nos importa” Isso é contigo”. E lançou as moedas de prata no templo, e retirou-se, e foi e enforcou-se.”
O livro de Atos, apresenta uma versão de que Judas, com as trinta moedas de prata foi e comprou um terreno, e ali morreu. “Aconteceu que esse homem adquiriu um campo com a recompensa da iniquidade, e, caindo de cabeça, partiu-se ao meio e todas as suas entranhas se extravasaram.” Atos 1:18
O Lugar de Judas Entre os Discípulos
Nos Evangelhos, há menções de que Jesus sabia que Judas o trairia, sugerindo que a traição fazia parte do plano divino para a redenção. No entanto, isso não diminui a gravidade da ação de Judas.
João 6:70: “Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo, um de vós é um diabo.” Aqui, Jesus faz uma alusão clara à traição futura de Judas.
Mateus 26:24: Jesus diz durante a Última Ceia: “ O filho do homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele homem por quem o filho do homem é traído! Bom seria para esse homem não ter nascido.”
Substituição de Judas
Após a morte de Judas, os apóstolos sentiram a necessidade de preencher seu lugar entre os doze. Em Atos 1:15-26, os discípulos escolheram Matias para ocupar a vaga deixada por Judas.
- Judas Iscariotes é conhecido como um símbolo de traição em todo o mundo. Na teologia cristã, ele é lembrado como o discípulo que entregou Jesus por dinheiro, e essa imagem de traidor também aparece em muitas histórias, filmes, livros e obras de arte.
- No entanto, a Bíblia mostra que Judas se arrependeu do que fez, embora seu arrependimento tenha terminado de forma triste e trágica.