- João Batista foi Foi escolhido por Deus como mensageiro para abrir o caminho para a vinda do Jesus.
- Seu pai era o Sacerdote Zacarias e sua mãe se chamava Izabel.
- Seus pais eram fiéis a Deus, mas Izabel era estéril e não podia ter filhos.
- Um certo dia Zacarias exercendo o seu sacerdócio foi queimar o incenso no templo e o anjo Gabriel lhe apareceu e falou com ele dizendo: a sua oração foi atendida você e Izabel terão um filho que será chamado de João Batista.
- Ele foi concebido já na velhice de sua mãe e comparado a Elias porque foi mandado por Deus.
Ref.: Lc. 1.5-7; 11-13
O que o anjo falou sobre João Batista?
- Ele será grande diante do Senhor.
- Não beberá vinho, nem bebida forte, porque será cheio do Espírito Santo.
- Converterá muitos ao arrependimento, preparando o povo para a chegado do Messias.
Ref.: Lc. 1.15-17
Onde João pregava e batizava?
- João Batista era um homem corajoso e destemido em sua pregação e estilo de vida. Ele falou abertamente sobre a necessidade de arrependimento e mudança de vida, inclusive repreendendo os líderes religiosos e as pessoas poderosas por suas ações.
- Isso fazia com que muitos deles se sentissem desconfortáveis e ameaçados por suas palavras, pois ele apontava diretamente para seus erros e falta de arrependimento..
- Ele pregava no deserto da Judéia, falava sobre a vinda do Messias, e pedia para as as pessoas se arrependerem de seus pecados.
- Ele tinha consciência de que estava preparando o caminho para Jesus, e disse ” Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar.” Jo 1.23
- Sua roupa era de pêlos de camelo com um cinto de couro, e se alimentava de mel silvestre e gafanhotos.
- O batismo acontecia no rio Jordão, as pessoas confessavam e se arrependiam dos seus pecados.
- Jesus foi batizado por João Batista, Mc. 1.9
” Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Lc. 3.16
Ref.: Mt. 3.1-10; Is. 40.3
Herodes e João Batista
- João falava aquilo que muitos não queriam escutar, e uma dessas pessoas foi o tetrarca Herodes Antipas ele disse que não era lícito possuir Herodias sua cunhada esposa de seu irmão Filipe, e por causa disso foi encarcerado. Mt. 14.1-4.
- Essa coragem em denunciar o pecado e confrontar as autoridades com a verdade tornou-o uma figura incômoda para aqueles que preferiam manter seu poder e status.
- Por essa razão, João Batista acabou enfrentando uma oposição das autoridades religiosas e políticas, e isso, infelizmente, teve um desfecho trágico em sua vida.
Morte de João Batista
- Herodes estava no seu palácio dando uma grande festa, a filha de Herodias dançou para todos e agradou o rei, e este disse: Peça o que quiser que lhe darei por juramento, ela pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja e assim foi feito, e quando a recebeu entregou para sua mãe. Mt. 14.6-11.
- Após a sua morte, seus discípulos vieram levaram seu corpo e o sepultaram, e depois contaram a Jesus.
Leia: Mateus 14.1-12/ Marcos 6.14-29 e Lucas 9.7-9
Leia também:
Post anterior
Reis do Sul - A vida dos Reis de Judá
Próximo post
Quais são os dois tipos de Sabedoria na Bíblia?