Açafrão – Culinário e corante.
” Existe nardo e açafrão, canela e jasmin-azul e todas as espécies de incenso. Há também mirra e alóes e outras plantas perfumadas.” ( Ct 4.14 ).
Aloés – Perfume e Medicinal, a seiva é adicionada a outros temperos para fazer óleo de unção.
“Nicodemos, aquele que tinha ido falar com Jesus à noite, foi com José, levando uns trinta e cinco quilos de uma mistura de aloés e mirra.” ( Jo 19.39 )
” A sua roupa está perfumada com mirra e aloés.” ( Sl 45.8 e Mc 14.4-5 ).
- Arruda – Ornamental e Medicinal.
“Ai de vocês fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus. E são exatamente essas coisas que vocês devem fazer sem deixar as outras.” ( Lc 11.42 ).
- Coentro – Culinário e Medicinal, semelhante ao maná.
“Os israelitas deram àquele alimento o nome de maná. Ele era parecido com uma sementinha branca e tinha gosto de bolo de mel.” ( Ex. 16.31 )
” O maná era parecido com pequenas sementes brancas, meio amareladas.” ( Nm 11.7 )
- Cominho e Endro – Culinário e Medicinal.
“Depois de ter aplanado a terra, ele semeia o endro e o cominho e planta o trigo, a cevada e outros cereais nos lugares certos. E no tempo da colheita ele não usa um instrumento pesado para debulhar os grãos de endro e cominho; pelo contrário, ele usa trigo, ele não continua malhando até quebrar os grãos. Ele sabe passar a carreta por cima das espigas sem esmagar os grãos. Esse conhecimento também vem do Senhor Todo Poderoso. Os seus planos são maravilhosos, e ele é sábio em tudo o que faz.” ( Is 28.25-29; Mt 23.23 ).
Hortelã e Erva Doce – Culinária e Medicinal.
“Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.” ( Mt 23.23; Lc 11.42 )
Hissopo – Culinário, arbusto conhecido como erva santa.
” Moisés mandou chamar todos os líderes do povo e disse: Escolham carneiros ou cabritos e os matem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa. Peguem um galho de hissopo e o molhem no sangue que estiver na bacia e passem nos batentes dos lados e de cima da porta das suas casas, E que ninguém saia de casa durante toda a noite.” ( Ex 12.21-22; Nm 19.6,18; 1Rs 4.33; Sl 51.7 )
Incenso – Planta cerimonial.
” O Senhor Deus disse a Moisés: Faça o incenso sagrado conforme a arte dos perfumistas. Misture, em partes iguais, as seguintes especiarias cheirosas: Benjoim, ônica, resina medicinal e incenso puro. E ponha sal a fim de conservá-lo puro e santo.” ( Ex 30.34-35; Lv 24.7; Ct 3.6; Mt 2.11 ).
Losna – Ornamental – símbolo de amargura e sofrimento.
” Portanto, que nenhum de vocês, quer seja homem, mulher, família ou tribo, abandone o Senhor, nosso Deus, para adorar os deuses daqueles povos. Isso seria como uma erva amarga que brota e cresce das frutas amargas e venenosas.” ( Dt 29.18; Pv 5.4; Jr 9.15; 23.15; Lm 3.15,19 )
- Mirra – Perfume.
” A sua roupa está perfumada com mirra e aloés. Os músicos tocam para o senhor, ó rei, em palácios enfeitados com marfim.” ( Sl 45.8 ).
Sálvia – Perfume e Medicinal.
” Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas formavam uma só peça com ele. Dos seus lados saíam seis braços três de um lado e três do outro.” ( Êx 37.17-18 0 )
Fonte: A Bíblia da Mulher leitura, estudo e devocional – ARA