Como consolar os que sofrem?

  •    O sofrimento é algo que deixa a pessoa abatida, sem forças para lutar se sentindo pequena diante da circunstância que resultou aquele sofrimento.
  • É preciso saber como lidar com esse sentimento doloroso quando afligidos e entende-lo para quando alguém precisar sermos um canal de alívio e ajuda.

4 dicas do que não fazer para ajudar o sofredor

  1. Não julgue antecipadamente a situação.
  • Saiba escutar e deixe o sofredor desabafar tudo, para que você possa analisar de fato o que houve, sem julgamentos precipitados nem acusações.

2. Achar que sabe exatamente o que houve, sem deixar a pessoa desabafar.

  • Não temos a verdade absoluta, e seria muito compreensivo da sua parte ser humilde e escutar para entender o que aconteceu.

3. Tentar resolver um problema que não é seu.

  • As pessoas precisam entender porque estão sofrendo, e como resolver isso, buscando soluções adequadas para o próprio crescimento pessoal, você resolver a situação por alguém, vai fazer com que ela nunca aprenda a resolver suas dores.

4.Julgar que o motivo do sofrimento é o pecado.

  • A primeira coisa que você precisa ter em mente é : todos pecaram e pela graça de Deus não somos consumidos, todos pecam , sofrem, mas você não pode achar que tudo é por motivo do pecado, existem vários fatores para isso, por esse motivo, julgar precipitadamente não é o ideal.

4 Dicas de como agir para ajudar um sofredor.

  1. Tente se colocar no lugar do outro.
  • E se fosse com você, como gostaria que as pessoas reagissem?

 —Com indiferença ou com empatia.

  • Pense da seguinte maneira, isso poderia estar acontecendo comigo, por mais improvável que fosse, como ministros de Deus nessa somos seus porta vozes de amor, compaixão ajuda, etc…, se Ele quisesse enviaria um anjo para ajudar esse sofredor, mas Ele nós envia como representação da sua compaixão por todos nós, não para nos vangloriar mas para que sua glória aparece em nós.

” Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.” Rm 12.15

 2. Se for para julgar começo ajudando a si mesmo. Como?

  • Ore por você mesmo, pedindo a Deus sabedoria para aniquilar essa prepotência de achar que pode ajudar alguém fazendo com que este fique ainda mais desanimado. 

” Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Tg 1.5

 3. Ouça o que este sofredor tem para falar.

É tão bom quando temos pessoas dispostas em ouvir, ultimamente todos querem falar, falar achando que são só eles que sofrem ou passam por dificuldades.

Quem é você: 

  •  Aquele que fala muito, joga pra fora  sem pensar ou entender o por quê?
  • Ou você é aquele que só escuta é praticamente um escape ambulante para os outros despejarem sua raiva e sofrimento, mas tem dificuldades de desabafar? 

” Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tg 1.19

 4. Ore por este sofredor.

Ouvir o sofredor, entender a causa do seu sofrimento, falar palavras de consolo e esperança é muito bom, mas as vezes sabemos do seu sofrimento e não conseguimos por algum motivo lhe comunicar algo que possa lhe dar conforto, por isso devemos orar por está pessoa, falando para Deus ir de encontro aquela alma que súplica por consolo.

” Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” Fp 4.5-6

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page