Encontrando a Origem Divina do amor em Deus
- Deus é a origem do amor. Esse amor é descrito como incondicional e cheio de graça. A Bíblia Sagrada contém vários versículos que testificam essa ideia e nos ajudam a compreender a natureza desse amor divino.
- O versículo mais conhecido que fala sobre o amor de Deus é 1 João 4:16, que afirma que “Deus é amor“. Essa afirmação é profunda e significativa, pois sugere que o amor não é apenas uma qualidade ou característica de Deus, mas é a essência de sua natureza.
- Outro versículo importante que destaca o amor de Deus é João 3:16. Este versículo afirma que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho para morrer por nós, de modo que aqueles que creem nele possam ter a vida eterna. Isso demonstra o amor de Deus por nós e seu desejo de nos reconciliar com Ele.
- Romanos 5:8 é outro versículo que enfatiza o seu amor, mesmo nos sendo pecadores. Ele destaca que Deus prova seu próprio amor por nós, enviando Cristo para morrer pelos nossos erros, mesmo não merecendo.
- O amor descrito na Bíblia não é apenas incondicional, mas também paciente e bondoso como está escrito em 1 Coríntios 13:4, e enfatiza que ele não inveja, não se vangloria e não se orgulha.
- Finalmente, 1 João 4:19 afirma que “nós amamos porque ele nos amou primeiro”. Esse versículo destaca que nosso amor é uma resposta ao amor de Deus, e que o amor de Deus que nos capacita a amar.
Versículos
“Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.” 1Jo 4.7-8
” Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” 1Jo 4.9.10
“Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.” 1Jo 4.11-12
” A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.” 1Jo 4.13-14
” Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus. E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amo.” 1Jo 4.15-16
Jesus Cristo deu sua vida por nós, ele foi o modelo do amor um sacrifício de vida, Deus entregou o seu filho na cruz, por amor e para perdão dos nossos pecados.
O Poder transformador do amor: A origem divina que nos capacita a amar
- O amor de Deus é indestrutível
“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem o porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8: 38-39
- Nada pode nós separar do amor de Deus.
- Não merecemos o seu amor, mas Deus se compadece de nós. Por quê ?
“ Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Rm 3:23
- Pecar é a mesma coisa que errar o alvo, Deus nós orienta através de sua palavra o que devemos fazer, isso que é amor, mesmo sem precisar de nós Ele nós quer por perto.
” Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todo os meus pensamentos.” Sl 139.1-2
” Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.” Sl 139.3-4
“Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.” Sl 139.5
- Quando Jesus estava falando com seus discípulos, ele também disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).
- A vida em Deus é descrita como uma vida de paz, alegria e amor. Em Romanos 14:17, lemos: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”.
- Além disso, a vida com Deus é caracterizada pela presença constante do Espírito Santo. Em João 14:16-17, Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.
- Ao seguir Jesus, também somos chamados a amar os outros. Em João 13:34-35, Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. uns pelos outros”.
Todo amor verdadeiro que existe no mundo tem sua raiz em Deus, que é a própria essência do amor. Esse amor é demonstrado através da morte de Jesus na cruz, que nos reconcilia com Ele.
Transbordando Amor: Como demonstramos o amor de Deus aos outros
” Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” 1Jo 3.16
O amor entre os cristãos, é um tema muito presente na Bíblia Sagrada. Em diversas passagens, somos exortados a amar uns aos outros como irmãos e tratar os outros com amor e respeito.
- Uma das passagens mais conhecidas sobre o amor fraterno está em 1 João 4:20-21, que diz: “Se alguém disser: ‘Eu amo a Deus’, e odiar a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: quem ama a Deus, ame também a seu irmão”.
- Essa passagem destaca que, se realmente amamos a Deus, devemos amar também nossos irmãos, aqueles que estão ao nosso redor e com quem interagimos em nosso dia a dia.
- Outra passagem importante sobre o amor fraterno está em João 15:12-13, onde Jesus diz: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”.
Aqui, Jesus destaca que o amor deve ser exercido de forma prática, ou seja, devemos amar os outros como Jesus nos amou, dando a nossa vida pelos nossos amigos.
- Além disso, a Bíblia Sagrada também explica sobre a tolerância uns com os outros e ser pacientes e bondosos com aqueles que nos cercam.
Em Colossenses 3:12-14, lemos: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros , tolerai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”.
- Essa passagem destaca que o amor fraterno deve ser caracterizado pela misericórdia, bondade, humildade, mansidão e longanimidade.
O amor fraterno também deve ser exercido de forma prática através de ações concretas. Em Tiago 2:15-16, lemos: “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vocês lhes disser: Ide em paz, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveitoso disso?”.
- Essa passagem destaca que devemos amar nossos irmãos de forma prática, ajudando-os em suas necessidades.
- Por fim, é importante lembrar que o amor deve ser exercido não apenas entre os irmãos em Cristo, mas também para com todas as pessoas, independentemente de sua raça, cultura, status social ou religião.
Em Mateus 5:43-48, Jesus ensina: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tende? Não fazem os publicanos também o mesmo? que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vocês perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”.
Essa passagem nos ensina que o amor fraterno deve ser exercido com todos, inclusive aqueles que consideramos nossos inimigos. Devemos orar por eles, amá-los e tratá-los com respeito e compaixão, pois assim nos tornamos verdadeiros filhos de Deus.
Versículos
“ E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” 1 Jo 4:16
” O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rm 12: 9-10
” Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos frutos os conhecereis. colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Assim ,pois pelos seus frutos os conhecereis.” Mt 7: 15-17,20
” Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.” João 7: 17-18
O amor e mais que um bom sentimento e se Deus é amor a sua prova foi entregando o seu filho na cruz do calvário por mim e por você.
” Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5:8
Porque amar não é uma escolha opcional?
- O amor fraterno não é opcional porque ele é uma expressão do amor de Deus por nós e um mandamento divino. Jesus disse em:
- Amar até aqueles que nos odeiam pode ser difícil, mas é uma forma de demonstrarmos o amor de Deus para com todas as pessoas, independente de suas atitudes ou escolhas. Jesus disse em:
- O amor fraterno é uma das principais características da vida cristã e uma forma de testemunharmos a nossa fé para as outras pessoas. Quando amamos os outros, estamos refletindo o amor de Deus e mostrando ao mundo que somos verdadeiros discípulos de Jesus.
- Além disso, o amor fraterno é fundamental para a unidade e a comunhão entre os irmãos na fé. Paulo escreveu em:
Versículos
“ Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros.” 1 Jo 3:11
- Interagimos com muitas pessoas que não professam a nossa fé, muitos são conflituosos, basicamente não preciso fingir nada, nem forçar a barra com ninguém.
- O amor vai ser exercido em qualquer situação.
- Se você tem atrito com alguém e se sente com dificuldades para amar como o Senhor pediu, ore para essa indiferença ser retirada mesmo sendo doloroso e desafiador.
” Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.” 1 João 3:23
Como eu posso demostrar esse amor?
Ouvir: Uma das formas mais simples e importantes de demonstrar amor é prestar atenção no que o outro tem a dizer. Ouça com atenção e sem julgamento, mostrando interesse e empatia.
Ajudar: Oferecer ajuda pode ser uma forma prática de demonstrar amor. Se você sabe que alguém está passando por dificuldades, pergunte como pode ajudar e esteja disposto a agir.
Encorajar: Palavras de encorajamento podem ser poderosas e ter um impacto significativo na vida de alguém. Mostre apoio, incentivo e elogio as pessoas ao seu redor.
Perdoar: O perdão é uma forma de demonstrar amor, pois mostra que estamos dispostos a deixar o passado para trás e seguir em frente com um coração aberto. Perdoe aqueles que te machucaram e procure ser um agente de reconciliação.
Servir: Dedicar tempo e esforço para servir os outros é uma forma de demonstrar amor na prática. Seja voluntário em sua comunidade, igreja ou organização beneficente, e esteja disposto a ajudar onde for necessário.
Ser paciente: O amor é paciente e tolerante. Quando as pessoas ao seu redor estiverem passando por dificuldades ou precisarem de mais tempo para mudar, seja paciente e esteja disposto a caminhar com elas nesse processo.
Orar: Por fim, uma forma poderosa de demonstrar amor é orando. Interceda por todas as pessoas ao seu redor, pedindo a Deus que os abençoe e as guie em suas jornadas.
Essas são apenas algumas sugestões. O importante é estar disposto a agir e ser um agente de amor e bondade no mundo.
” Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” 1 Jo 3:14
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1 Jo 4:7
O amor de Deus e ativo, precisa ter ações visando a necessidade do próximo, se eu posso ajudar, então farei isso com o maior prazer, é preciso ter cuidado para não se sentir uma estrela, Deus que precisa brilhar nas suas ações.
” Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício.” Pv 19:17
Nós só conseguimos amar ao próximo porque Deus nós amou primeiro.
O mais importante é lembrar que o amor não é apenas uma emoção, mas uma ação. precisamos estar dispostos a colocar o amor em prática, mesmo quando isso significa abrir a mão de nossos próprios interesses ou conforto. E, como cristãos, podemos confiar que Deus nos capacitará e nos guiará em nosso caminho para transbordar amor por onde for.
“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” 1 Jo 4:19
“ Ora temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” 1 Jo 4:21