- Agar uma serva que foi comprada por Sarai e Abrão no Egito.
- Sua patroa não podia ter filhos porque era estéril, então ofereceu a Agar para seu marido Abrão para que ela concebesse um filho dele.
- Agar então se tornou a concubina de Abrão e engravidou.
- Ela passou a ser desprezada por Sarai e possivelmente depois de tantos mais tratos, fugiu de sua presença e foi para o deserto.
- Ela foi encontrada por um Anjo que pediu que ela voltasse para a casa de seus senhores, e falou sobre a criança que carregava no ventre, e que se chamaria Ismael.
- Ela concebeu um menino e Abrão na época do seu nascimento tinha oitenta e seis anos.
- Com o passar do tempo o menino cresceu, Abraão já tinha outro filho chamado Isaque e Sara decidiu expulsar Agar e Ismael do meio deles e Abraão acatou sua decisão.
- Agar e seu filho foram excluídos e saíram daquele lugar, e andando sem saber onde repousar chegaram no deserto, sem água nem comida ela achou que iriam morrer, mas o anjo do Senhor foi ao seu encontro e falou com ela que escutou e obedeceu.
- Agar não estava sozinha, apesar de ser serva e depender de seus senhores no momento mais desafiador de sua vida Deus estava com ela, a encorajou e lhe fez promessas.
Quais foram as experiências de vida que Agar vivenciou?
- Preconceito por ser estrangeira.
- Abandono como mãe solteira.
- Maus tratos como serva.
- Sofrimento.
- Miséria.
Como Agar superou as dificuldades?
- Ela escutou a voz de Deus quando falou com ela, fez conforme o anjo lhe orientou e Deus a abençoou, Agar decidiu escutar e obedecer, sua vida não foi fácil, foi abandonada por Sarai e Abrão, mas Deus sempre esteve com ela em todos os momentos de sua vida.
Ref.: Bíblia Sagrada Livro de Gênesis Cap. 16.1-16; 21.8-21
Leia também:
Post anterior
Quem foi Abigail na Bíblia?
Próximo post
O que a Bíblia diz sobre o consumo de álcool?