A crucificação de Jesus

  • A crucificação de Jesus Cristo é um evento histórico e religioso que ocorreu há mais de 2000 anos na Judeia, uma região que hoje faz parte do atual Estado de Israel. De acordo com a tradição cristã, Jesus foi condenado à morte por Pôncio Pilatos, governador romano da Judeia, por ter sido acusado de blasfêmia e de se apresentar como rei dos judeus.
  • A crucificação era uma forma cruel de execução usada pelos romanos. Os criminosos eram pregados em uma cruz de madeira e deixados lá para morrer de exaustão, asfixia ou desidratação, uma condenação lenta cruel e humilhante. No caso de Jesus, ele foi forçado a carregar a própria cruz até o local da execução, chamado de Gólgota ou Calvário.

Ler: Mateus 27.22-44

Jesus foi:

  1. Chicoteado
  2. Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho.
  3. Colocaram uma coroa de espinhos sobre sua cabeça.
  4. Na sua mão direita lhe deram um caniço, uma tipo de planta fina e cumprida.
  5. Ficaram de joelhos, ele foi zombado, cuspido e bateram em sua cabeça.
  6. Retiraram o manto e colocaram suas roupas e o levaram para o crucificarem.

Porque Jesus teve que ser crucificado?

De acordo com a tradição cristã, Jesus teve que ser crucificado para cumprir o plano de Deus para a salvação da humanidade. A crucificação de Jesus é vista pelos cristãos como um ato de amor e misericórdia, em que Jesus se ofereceu como um sacrifício pelo perdão dos pecados da humanidade.

Segundo a crença cristã, todos os seres humanos são pecadores e estão distantes de Deus devido ao pecado original de Adão e Eva. Para reconciliar a humanidade com Deus, Jesus se ofereceu como um sacrifício na cruz. Sua morte foi vista como uma oferta de amor a Deus e um ato de expiação pelos pecados da humanidade.

Além disso, a crucificação de Jesus é vista pelos cristãos como uma demonstração da justiça e da misericórdia de Deus. Ao morrer na cruz, Jesus levou sobre si os pecados da humanidade e sofreu a punição que a humanidade merecia. Sua morte, portanto, tornou possível o perdão dos pecados e a reconciliação com Deus.

Assim, a crucificação de Jesus Cristo é vista pelos cristãos como um evento fundamental da sua fé, que representa o sacrifício de Jesus para redimir a humanidade dos seus pecados e trazer a salvação para todos que crêem nele.

Ler: Jo 18.32; Atos 2.36; Mt 20.28; 26.27-28; Lc 22.24-27Jo 5.6-8


Como foi o momento da morte de Jesus?

De acordo com os evangelhos, Jesus foi crucificado ao lado de dois criminosos. Enquanto estava na cruz, ele foi insultado, escarnecido e cuspido pelos soldados romanos e pela multidão que se reunia ao seu redor. Jesus morreu após cerca de seis horas na cruz, gritando as palavras “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”.

De acordo com os relatos bíblicos, quando Jesus morreu, houve um terremoto, e o véu do templo em Jerusalém foi rasgado de cima a baixo. Os soldados romanos que estavam responsáveis pela crucificação de Jesus ficaram surpresos quando viram que ele já estava morto, e para confirmar isso, um deles perfurou o lado de Jesus com uma lança.

Após a morte de Jesus, o corpo foi retirado da cruz por José de Arimatéia e Nicodemos, que o envolveram em lençóis e o colocaram em um túmulo. Três dias depois, Jesus ressuscitou dos mortos, um evento que é celebrado pelos cristãos como a Páscoa e que é considerado uma das crenças fundamentais da religião cristã.

Ler: Mt 27.50, Mc 15.37, Lc 23.46, Jo 19.30

Clique aqui e leia os Versículos sobre a Crucificação de Jesus

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page