Travessia do Mar Vermelho

A passagem do povo de Israel pelo mar vermelho.

Êx 14.15-31

          Os israelitas saíram do Egito depois da décima praga, mas Faraó junto com seu exército de soldados o perseguirão e os alcançaram em um acampamento junto ao mar, os filhos de Israel ficaram com muito medo e clamaram a Deus por socorro. Moisés falou e pediu calma porque Deus os livraria da mão de Faraó, ele clamou ao Senhor e este respondeu: ” Dize aos filhos de Israel que marchem“.     ou seja:

  •  Não importa o tamanho do seu problema Deus já escutou a sua petição continue caminhando e confiando no Deus Todo Poderoso. 

          Entre os israelitas e os egípcios tinha uma coluna de fogo que os protegia do ataque inimigo, passado um tempo Senhor deu instruções para Moisés, o mar vermelho se abriu, dividindo-se ao meio, abrindo um caminho seco por onde o povo passou.

  •  Deus nos protege em todas as direções.

         Enquanto todos atravessavam, a coluna de fogo cessou e os egípcios foram atrás do povo e entraram no meio da divisão que tinha se formado no mar vermelho, quando todos atravessaram, Deus falou novamente com Moisés para que as águas voltassem a seu curso normal e quando isso aconteceu todos os cavalos e soldados de Faraó foram engolidos e morreram afogados.

Já do outro lado do mar vermelho o povo festejou e dançou para Deus com alegria pelo livramento que Ele havia dado a todos eles.

 
  • Após a décima praga, o povo foi liberado por Faraó para irem embora, com suas famílias, animais e bens, estavam felizes, mas o rei do Egito se arrependeu e foi atrás deles no deserto, o povo não esperava por isso, ficaram aflitos e ao invés de clamar a Deus foram reclamar com Moisés que falou com Deus e esse respondeu dizendo: 
  • Diga ao povo que marche. ” Ou seja, não temas Deus está com você, se ele prometeu algo ele vai cumprir, mas até acontecer, a confiança e fé em Deus precisa ser mais forte do que o medo que você possa está sentindo, porque Deus livra os seus e nunca os desampara.
  • E a libertação do povo foi o início de vários acontecimentos que mostrou a postura do homem diante de um Deus Todo Poderoso que nunca os deixou só, e que está com todo aquele que nele crer até os dias de hoje.

Jozi Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo

You cannot copy content of this page