- O jejum é uma abstinência de alimentos mas também pode ser de qualquer coisa que você precisa largar por estar tirando o seu foco do que realmente importa.
O objetivo é mortificar a carne lhe proporcionando intimidade com Deus e domínio próprio, proporcionando benefícios para o corpo, alma e espírito.
- O jejum espiritual é uma prática essencial na vida do crente, tão importante quanto a oração.
- Assim como nos comunicamos com Deus através da oração, o jejum nos ajuda a nos aproximar ainda mais d’Ele, demonstrando nossa dependência e busca por Sua presença.
- Embora muitos possam achar difícil ficar sem comer e beber, o jejum é um sacrifício que fortalece nosso espírito, renova nossa fé e nos capacita a ouvir a voz de Deus com mais clareza.
Portanto, lembre-se: quem ora também jejua. Não negligencie essa poderosa prática espiritual que aprofunda nosso relacionamento com o Senhor.
” Vá e reúna todos os judeus e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei.” Et. 4.16
Tipos de Jejum
1. Jejum Total
- Este é um jejum em que a pessoa se abstém de todos os alimentos e líquidos
2. Jejum Normal
- Sem alimentos, mas com água liberada.
3. Jejum Parcial
A pessoa não come certos tipos de alimento, com ingestão de outros líquidos além da água, e este tipo é o mais popular.
4. Jejum Sobrenatural
Este tipo de Jejum é aquele em que as pessoas passam dias e dias sem comer e as vezes até sem beber, precisa ser feito com prudência é algo entre você e Deus.
Propósitos do jejum? São vários aqui estão alguns:
- Consagração
Um voto que era feito por um homem ou mulher por algum período de tempo ou por toda a vida, (Nm. 6.3-4).
- Luto
- Pegaram os ossos de Saul e seus filhos o sepultaram e jejuaram por sete dias, (1Sm 31.13).
- Davi ficou triste, e lamentou pela morte de Saul seus filhos e por todo o Israel, ele e seus soldados choraram e ficaram de jejum até a tarde, (2Sm 1.11-12).
- Socorro
- O povo estava com fome , toda a colheita havia sido destruída, o povo foi orientado a jejuar e orar.
“Convoquem uma reunião no Templo e anunciem um dia de jejum. Reúnam as autoridades e todo o povo de Judá no Templo do Senhor, nosso Deus, e orem a ele pedindo socorro.” Jl 1.14
- O povo lamentava o exílio, então foi incentivada a viver no presente, porque Deus prometeu a restauração.
” Os jejuns do quarto, quinto, sétimo e décimo ano meses de cada ano vão virar dias de alegria, dias de festa para o povo de Judá. Portanto, amem a verdade e a paz. Zc 8.19
- Perdão pelos pecados/Arrependimentos
” Assim todos eles se reuniram em Mispa. Tiraram água e a derramaram em oferta ao Senhor, jejuaram o dia todo e disseram: Nós pecamos contra Deus, o Senhor. E ali em Mispa Samuel julgava e governava o povo de Israel.” 1Sm 7.6
” Então, ali perto do rio Aava, dei ordem para que houvesse um dia de jejum. Todos nós deveríamos nos ajoelhar diante do nosso Deus e lhe pedir que nos dirigisse na nossa viagem e nos protegesse, os nossos filhos e tudo o que era nosso.” Es 8.21
- Proteção
Esdras antes da jornada, fez com o povo um tempo de jejum e oração, humilhou-se perante Deus pedindo proteção, (Es. 8.21-23).
Ester líder dos judeus iria interceder ao rei pelo seu povo, antes disso jejuou e orou e pediu que outros judeus se reunissem e fizesse o mesmo, (Es. 4.16).
” Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.” Jn 3.5
- Portanto o Jejum não é uma moda ou uma moeda de troca com Deus, mas uma prática necessária assim como a oração.